Terapia Adjuvante: Tratamento para Prevenir o Câncer de Retornar

Tratamento Preventivo

cancer tratamento

Entenda suas opções antes de decidir se a terapia adjuvante é ideal para você. Considere os efeitos colaterais com os benefícios do tratamento em sua decisão.

Seu médico disse que a cirurgia para remover o tumor foi um sucesso, mas depois encaminha você a outro médico para considerar o tratamento adicional – a chamada terapia adjuvante.

O que é terapia adjuvante?

A terapia adjuvante é frequentemente usada após tratamentos primários, como cirurgia, para reduzir a probabilidade de recidiva do câncer. Mesmo que sua cirurgia tenha sido bem sucedida na remoção de todas as células cancerígenas visíveis, às vezes os lagostins microscópicos são deixados para trás e indetectáveis ​​com os métodos atuais.

A terapia adjuvante antes do tratamento principal é denominada terapia neoadjuvante. Este tipo de terapia adjuvante também pode reduzir a probabilidade de o câncer recorrer e é frequentemente usado para tornar o tratamento primário – como cirurgia ou radioterapia – mais fácil ou mais eficaz.

A terapia adjuvante ou neoadjuvante pode causar efeitos colaterais significativos que podem não beneficiar a todos.

Quais tratamentos são usados ​​como terapia adjuvante?

Tipos de tratamento de câncer que são usados ​​como terapia adjuvante são:

Quimioterapia A quimioterapia usa drogas para matar células cancerígenas em todo o corpo.

  • Terapia hormonal. Nos cânceres sensíveis a hormônios, certos tratamentos podem interromper a produção de hormônios em seu corpo ou bloquear os efeitos dos hormônios.
  • Radioterapia A radioterapia usa feixes de energia de alta energia, como raios-X ou prótons, para matar as células cancerígenas. Pode ser dado internamente ou externamente.
  • Imunoterapia. A imunoterapia trabalha com o sistema imunológico do seu corpo para afastar quaisquer células cancerígenas remanescentes, estimulando ou suplementando as defesas do seu corpo.
  • Terapia direcionada. A terapia direcionada visa alterar anomalias específicas nas células cancerígenas. Por exemplo, a terapia direcionada está disponível para bloquear a ação de uma proteína chamada HER2 (receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2) em mulheres com câncer de mama.

 

Quão eficaz é a terapia adjuvante?

Como nenhum desses tratamentos é totalmente inofensivo, é importante determinar os riscos da terapia adjuvante em comparação com os benefícios. Os seguintes fatores podem ajudar você e seu médico a determinar se a terapia adjuvante é ideal para você e, em caso afirmativo, que tipo:

  • Câncer O tratamento de certos tipos de câncer, como câncer de mama e cólon, com terapia adjuvante pode ser muito benéfico. Para alguns outros tipos de câncer, não poderia haver benefício algum.
  • Estágio do Câncer Um estágio canceroso refere-se à extensão do câncer. Se o câncer estiver em um estágio muito inicial – antes de se espalhar -, a probabilidade de recidiva do câncer após a cirurgia é muito baixa. Terapia adjuvante pode ser de pouca utilidade neste caso. Mas se um câncer está em um estágio posterior ou se espalhou para linfonodos adjacentes, a terapia adjuvante pode ser mais benéfica.
  • Número de linfonodos envolvidos. Quanto mais linfonodos forem afetados, maior a probabilidade de que as células cancerosas permaneçam após a terapia local, como a cirurgia.
  • Receptor de hormônio. A terapia hormonal não é eficaz se o seu tumor não é sensível a hormônios.
  • Outras alterações específicas do câncer. Certos tipos de câncer podem ter alterações específicas em suas células que indicam a probabilidade de seu câncer recorrer, tornando a terapia adjuvante mais benéfica. Se os testes mostrarem que o seu câncer é improvável, a terapia adjuvante pode ser de pouco benefício.

Obter terapia adjuvante não garante que o câncer não se repita. No entanto, isso pode ajudar a reduzir o risco de o câncer voltar.

É uma terapia adjuvante para você?

Se você decidir se a terapia adjuvante é ideal para você, discuta os seguintes problemas com seu médico:

  • Quais métodos você está considerando? Descubra exatamente o que se espera de você durante a terapia adjuvante. Você precisa consultar o seu médico para receber injeções ou você vai tomar comprimidos em casa?
  • Quais são os efeitos colaterais? Com quais efeitos colaterais você quer viver? O que poderia ser demais para tolerar? Você está planejando trabalhar ou permanecer ativo durante o tratamento? Efeitos colaterais podem afetar seus planos? Quanto tempo duram esses efeitos colaterais? Algum desses efeitos colaterais é permanente?
  • Quanto tempo você precisa desta terapia? Os tratamentos adjuvantes podem levar de algumas semanas a 10 anos. Entenda quais são as recomendações e por quê.
  • Qual é a probabilidade de você permanecer livre do câncer? Entenda como é provável que ocorra seu câncer se você decidir contra a terapia adicional e quanta melhora você poderá sentir se passar por uma terapia adicional. Seu médico pode estimar quão bem seu tratamento está funcionando, com base em comparações com dados de estudos de outras pessoas com o mesmo câncer, no mesmo nível e com o mesmo tratamento.
  • Qual é a sua saúde geral? As pessoas que são saudáveis ​​podem ter menos efeitos colaterais durante a terapia adjuvante e se beneficiar mais da terapia. Pessoas com problemas graves de saúde têm maior probabilidade de ter efeitos colaterais durante a terapia adjuvante e têm menor probabilidade de se beneficiar da terapia. Se você tiver outros problemas sérios de saúde, como: Como doença cardíaca ou doença pulmonar grave, os tratamentos adjuvantes não podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde.
  • Qual é a sua preferência? Algumas pessoas querem fazer todo o possível para reduzir a probabilidade de que o câncer ocorra, independentemente dos efeitos colaterais. Outros optam por não tolerar efeitos colaterais adicionais quando é provável que seja de pouca utilidade. Pergunte ao seu médico o que eles recomendam e por quê. Essas opções podem ser muito difíceis e seu médico pode ajudá-lo a decidir se os benefícios da terapia adjuvante superam os riscos para você.
  • O que custa a terapia? Mais recomendado pelo seu médico terapias adjuvantes são tomadas pelo seguro de saúde. No entanto, alguns medicamentos e procedimentos podem ter um custo ou despesa significativa. Certifique-se de entender como o tratamento adjuvante pode afetar suas finanças e se os benefícios são o custo para você.