Como Economizar Energia – 09 Dicas para Poupar Eletricidade

PUBLICIDADE

Você deseja saber como economizar energia? Os gastos com a conta de luz podem ser muito altos quando não utilizamos este recurso com consciência, além disso, ao economizar ajudamos a preservar o meio ambiente.

como poupar energia
Economize Energia Elétrica

Pequenas mudanças no consumo diário de energia, podem proporcionar uma economia surpreendente no seu bolso, principalmente, em épocas de crise, período em que precisamos economizar ainda mais.

Aqui neste artigo, apresentamos a você dicas importantes de como poupar energia, a fim de auxiliar na redução da sua conta de luz e na preservação do meio ambiente. Confira:

Economia de energia – Conheça as principais dicas

A seguir vamos apresentar 9 dicas de como economizar energia para reduzir o valor de sua conta mensal e aprender a aproveitar os recursos naturais, como a luz solar.

01 – Luzes desnecessárias

As luzes incandescentes consumem muita energia elétrica, o que faz com que a sua fatura de energia chegue no final do mês com valores mais altos. O primeiro passo aqui, é trocá-las por lâmpadas LED.

PUBLICIDADE

Além disso, é preciso aproveitar a luz solar, ou seja, não deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Experimente deixar as janelas abertas. Nos dias mais frios, em que a casa fica mais escura, caso vá trabalhar ou estudar em seu escritório, utilize uma luminária de mesa.

Outro fator importante é: quando não estiver em um cômodo de sua residência, deixe as luzes apagadas.

02 – Passe menos tempo no chuveiro

Tomar banho com água quente é muito relaxante, não é à toa que dá vontade de passar muito tempo embaixo do chuveiro, no entanto, por mais que não pareça, isso aumenta muito o valor da sua fatura no final do mês. O correto é reduzir o tempo que passa no banho quente.

Nos dias mais quentes, você pode tomar banho frio, deixando o chuveiro desligado enquanto se ensaboa ou lava os cabelos.

03 – Água quente nas torneiras

Não podemos negar que a água quente nas torneiras faz toda diferença nos dias frios, seja para fazer a barba, escovar os dentes, lavar o rosto pela manhã, ou, lavar louças.

O que vamos dizer aqui, não é para você cancelar o uso, mas para ter consciência. Deixe a torneira fechada quando estiver ensaboando a louça, ou, fazendo a barba, só ligue a mesma quando for necessário.

Além disso, é importante que você concerte o mais rápido possível, quaisquer vazamentos neste tipo de torneira, a fim de evitar alterações surpresa na conta de luz.

04 – Aparelhos eletrônicos na tomada

Os aparelhos elétricos e eletrônicos consomem muita energia, mesma que existam versões mais econômicas no mercado, nem todos podem adquiri-las.

Com certeza, você já ouviu falar que geladeiras, chuveiros, secadores de cabelos e outros, são os que mais consomem energia.

É importante manter alguns aparelhos fora da tomada, por exemplo, não há necessidade de manter o notebook ligado se você está assistindo televisão, não utilize o secador se outra pessoa estiver no banho, não deixe o celular carregado na tomada, entre outros.

Parece bobo, mas essa mudança pode ajudar a economizar quase 10% em sua fatura de energia.

05 – Ar condicionado

É maravilhoso ficar em um ambiente fresquinho e sem suar, mas o ar condicionado é um dos itens que mais consomem energia. Antes de comprar, procure por um aparelho que tenha o selo de baixo consumo.

Portanto, se for sai de casa, certifique-se de desligar o ar condicionado, e ligá-lo apenas se for necessário. É importante fazer a manutenção do eletrodoméstico regularmente.

06 – Panelas elétricas

A tecnologia tem avançado de forma surpreendente, mesmo em pequenos detalhes. Atualmente, podemos comprar itens de cozinha elétricos, que ajudam a cozinhar sem óleo, não deixar a comida queimar, que preparam os alimentos de forma prática, entre outros.

No entanto, esses mesmos aparelhos consomem bastante energia, ou seja, é preciso avaliar se o uso dos mesmos é realmente benéfico.

Se você possui fogão com gás de cozinha, tente optar por usar o mesmo, deixando as panelas elétricas apenas para fritura. Comidas simples que necessitem do cozimento podem ser preparadas no fogão.

07 – Máquina de lavar

Ter roupas limpas é essencial, mas não é preciso usar a máquina de lavar a cada dois dias, utilizando o nível baixo só para lavar algumas peças. O uso frequente da máquina de lavar, não apenas ocasiona em um valor mais alto na conta de energia, como também aumenta os números na conta de água.

Crie um cronograma e defina os dois melhores dias na semana para lavar roupas. Desse modo, você junta uma quantidade de peças suficientes para que a máquina seja ligada poucas vezes.

Caso a sua máquina tenha opção de realizar um ciclo com economia de energia, ative a mesma. Essa é uma das dicas de como economizar energia mais importantes.

08 – Secadoras de roupa

As secadoras de roupa são uma das invenções que mais fizeram sucesso, pois seu uso é prático e não é preciso ficar esperando as roupas secarem por dias, no clima chuvoso ou de frio. No entanto, essa maravilha inovadora, consome um alto nível de energia.

Você pode usá-la em sua casa, mas é preciso avaliar a situação. Por exemplo, se for um dia de sol, não é preciso utilizar a mesma. Deixe-a para secar suas roupas nos dias mais frios e com chuva, nos quais as peças demoram mais pra secar.

09 – Entenda a sua conta de energia

É importante que você saiba como é calculada a sua conta, a fim de saber como economizar energia da melhor forma.

Não é preciso se assustar com essa dica, pois no site das distribuidoras você tem a opção de entender como funciona a cobrança e cálculo em sua conta de luz.

Essas dicas parecem ser simples, mas quando utilizadas ajudam a reduzir o valor cobrado na conta de consumo mensal, o que, durante o ano, pode ajudá-lo a economizar mais do que imagina.

Alguns hábitos simples de como economizar energia, ajudam não só o seu bolso a ficar mais cheio, mas também contribui para preservação de recursos no meio ambiente.

Comece hoje mesmo, a adotar hábitos de consumo mais conscientes em sua residência, converse com a sua família e mostre a eles algumas mudanças que todos podem fazer para economizar dinheiro e utilizar quaisquer recursos de forma correta.

Deixe um comentário