5 Maneiras de Consultar o CPF pelo Nome de uma Pessoa

PUBLICIDADE

Atualizado em: 2021/04/13

Muitas pessoas precisam consultar CPF pelo nome de alguém, mas ainda não sabem como proceder?

Então, poupe seu tempo! Veja agora quais os tipos de consultas podem ser realizadas para descobrir esta informação e quem pode realizá-las.

descobrir cpf pelo nome
Cadastro de Pessoas Físicas

O Cadastro de Pessoa Física é um documento muito importante, pois através dele localizamos a situação cadastral e financeira do cidadão diante de órgãos de proteção ao crédito e Receita Federal, ou seja, para identificar contribuintes do imposto de renda.

Esse documento é solicitado sempre que alguém realiza uma compra, empréstimo, cotações financeiras e outros serviços, principalmente, para solicitação de cartão de crédito.

PUBLICIDADE

Entenda como saber o numero do CPF pelo nome de uma pessoa, neste tutorial ensinamos como fazer a consulta e quais as cinco formas de descobrir esse dado pessoal.


Consultar o CPF pelo nome de uma pessoa

Não são todas as pessoas que podem consultar CPF pelo nome, uma vez que, esse tipo de pesquisa é restrita somente ao titular do documento, Receita Federal, órgãos de proteção ao crédito e empresas como instituições financeiras bancárias.

No entanto, algumas empresas oferecem esse serviço de consulta, o qual é pago e pode ser contratado no site por pessoas físicas que desejam descobrir essa informação.

Por exemplo, no site do SPC/SERASA, ao adquirir assinatura e realizar o pagamento mensal, as empresas e pessoas físicas podem realizar esse tipo de consulta.

Como saber o CPF de uma pessoa

A consulta do CPF pelo nome pode ser realizada a partir de empresas que possuem cadastro na Receita Federal. No caso, para ter acesso a estes dados é preciso contratar o serviço das mesmas.

Várias empresa que oferecem o serviço de consultar CPF pelo nome da pessoa, ou seja, ao contratar o seu serviço e efetuar o pagamento, você pode realizar a consulta.

Para efetuar o pagamento e utilizar este tipo de serviço, o usuário pode optar pelo plano pós-pago ou pré-pago.


5 Formas de Consultar CPF pelo nome

A seguir, descubra quais são as cinco formas de realizar a consulta do CPF pelo nome de alguém, conforme mencionado aqui no artigo:

  • Como saber o número do CPF pelo nome

Essa consulta é a mais simples, pois através dela NÃO se obtêm dados financeiros, apenas o número do documento, nome da mãe e data de nascimento são informados como resultado.

  • Localizar Pessoa Física

No caso da localização de pessoa física, esse tipo de busca é mais completa, realizada por empresas que precisam obter informações para realização de cobranças que estão vinculadas ao número do CPF do titular.

Ao efetuar essa consulta, os dados obtidos são: situação cadastral na Receita federal, data de nascimento, nome completo, endereço, filiação (nome do pai e da mãe), entre outros.

  • Consultar CPF na Receita Federal

Os dados do CPF também podem ser solicitados diretamente na Receita Federal, mas para obter os mesmos, é necessário ter em mãos uma procuração que comprove a representação legal diante do titular do documento.

consultar cpf pelo nome de uma pessoa
Consulta de Situação Cadastral

Através dessa consulta são obtidos dados como o número de cadastro e o comprovante de situação cadastral na Receita Federal.

Caso o seu CPF esteja irregular, você deve preencher o formulário de regularização no site da Receita Federal.

  • Empresas de Consulta

Muitas empresas prestam o serviço de consulta ao Cadastro de Pessoa Física, atualmente, o Serasa é a empresa mais confiável para este serviço que pode ser grátis ou pago.

Para descobrir as informações do seu próprio CPF o serviço disponibilizado é grátis, já para a consulta do CPF pelo nome de uma pessoa, no caso o serviço é pago.

  • LAN House

Em algumas “LAN House”, local onde as pessoas podem acessar à internet por meio de um PC, a consulta do CPF é vendida de forma avulsa pois essas lojas são assinantes do serviço de alguma empresa credenciada.


Perdeu seus documentos e não lembra o número do CPF?

Primeiramente, em caso de roubo, você precisa realizar um Boletim de Ocorrência, e depois solicitar a segunda via do documento, processo que pode ser realizado pela internet.

Caso não seja representante legal do documento, você deverá apresentar a procuração ao se dirigir até o posto de atendimento da Receita Federal.

O titular do documento pode ir até o posto de atendimento da Receita, apenas portando um documento original com foto, CNH ou RG, para ter acesso às informações.

Como mencionado, é importante salientar que somente o titular do documento, pessoas autorizadas ou empresas podem realizar esse tipo de consulta, a fim de proteger os dados do cidadão.

No entanto, a consulta simples pode ser realizada em por meio de empresas credenciadas à Receita Federal, conforme informado acima.

1 comentário em “5 Maneiras de Consultar o CPF pelo Nome de uma Pessoa”

Deixe um comentário